Avançar para o conteúdo principal

Consumir um serviço web com C#

Neste artigo vamos aprender como consumir um serviço web com uma aplicação desktop criada em C#.

Um serviço web (web service) é uma API disponível através da Web que pode ser utilizada desde que se respeite as condições de uso. Em alguns casos os web services são gratuítos e não requerem nenhum registo ou credênciais, no entanto, existem outros serviços que depende de um registo e até de um pagamento.

Para demonstrar o conceito vamos utilizar um serviço oferecido pelo Banco Central Europeu disponível no seguinte link http://www.ecb.int/stats/eurofxref/eurofxref-daily.xml.
Este serviço devolve as cotações diárias de moedas em função do valor do euro. Os dados são codificados em formato XML.



O pedido dos dados não pode acontecer na thread principal do programa uma vez que isso provocaria a paragem da interface. Assim é necessário recorrer a um pedido assincrono numa thread separada da thread responsável pela atualização a interface gráfica (GUI).

O código que vai permitir consumir os dados é o seguinte:

async void downloadXML()
        {
            string url = "http://www.ecb.int/stats/eurofxref/eurofxref-daily.xml";
            WebRequest pedido = WebRequest.Create(url);
            WebResponse resposta = await pedido.GetResponseAsync();
            XDocument documento = XDocument.Load(resposta.GetResponseStream());
            textBox1.Text = documento.ToString();

            //preencher a listview
            XmlDocument xml = new XmlDocument();
            xml.LoadXml(documento.ToString());
            XmlNodeList lista = xml.GetElementsByTagName("Cube");
            foreach (XmlNode no in lista)
            {
                if (no.Attributes.Count > 1)
                {
                    ListViewItem novo = new ListViewItem(no.Attributes[0].InnerXml);
                    novo.SubItems.Add(no.Attributes[1].InnerXml);
                    listView1.Items.Add(novo);
                }
            }
        }


Trata-se de uma função assincrona que é chamada a partir de um clique num botão.
Como se pode verificar na linha de definição da função é utilizada a palavra reservada async.
Esta foi introduzida no Visual Studio 2012 e permite simplificar o trabalho de criar uma função assincrona deixando a parte mais dificil para o compilador (Ler mais sobre o assunto).
A execução corre normalmente até encontrar a linha com o termo await onde o controlo da execução é devolvido para a linha que chamou a função assincrona, não bloqueando a interface, enquanto espera que o processamento dessa linha termine para continuar até ao final da função.

O resto da função permite manipular os dados recebidos em formato XML.

Projeto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade do Windows Home para Pro sem formatar

 Há algum tempo que tentava fazer o upgrade do meu Windows 10 da versão Home para a versão Pro, mas chegava sempre a um ponto em que me era solicitado para formatar o sistema e não estava para isso. Finalmente conseguinte seguindo estes passos: - seguinte estes passos  utilizei uma das chaves genéricas para o Windows 10 Pro e fui a Settings > Update & Security > Activation > Change the product key; - após inserir uma das chaves o Windows instala as funcionalidades Pro e pede para reiniciar; - agora tem o Windows Pro mas não está ativado, assim fui ao site urcdkeys  onde comprei uma chave para o Windows Pro por menos de €20; - com essa chave voltei a funcionalidade Change the product key e ativei o Windows; - e pronto, Windows Pro ativado sem formatar ou reinstalar. Importante : eu não tenho nada a ver com o site urcdkeys por isso a vossa experiência pode correr de forma diferente da minha.

Vamos fazer um carro com o Unity 3D

Neste artigo vamos fazer um carro, simples, com o Unity 3D. A ideia é utilizar o motor de física do Unity 3D para simular o comportamento do carro. Os passos a seguir são: [1] - Criar um projeto novo

Tem troco

Para hoje um pequeno programa que dá troco, bem dar não dá mas calcula o troco a dar em função das moedas disponíveis. Neste projeto vamos utilizar o novo Visual Studio 2012. Como era de se esperar vamos iniciar um projeto novo: Agora adicionamos os seguintes elementos:  - um botão para calcular as moedas a dar de troco  - um botão para repor o número de moedas iniciais disponíveis  - uma textbox para introduzir o valor a pagar  - uma textbox para introduzir o valor entregue  - umas labels para informar o utilizador do que deve introduzir e outra para mostrar o troco  - por fim uma grelha para mostrar os valores das moedas e as quantidades disponíveis de cada uma. A janela principal do programa fica assim: Agora o código, primeiro o evento load do formulário, neste vamos definir os valores das moedas e as respetivas quantidades Para guardar estes valores vamos necessitar de uma variável definida ao nível do formulário, logo abaixo da definição da class: Public Class Form1     Public mo