Avançar para o conteúdo principal

Jogos móveis == otimização

Fazer um jogo para plataformas móveis não é fácil, por isso é melhor pensar na otimização da aplicação desde o início.


Depois de decidir que ia fazer um jogo para plataformas móveis e de ter um estrutura simples a funcionar olhei para a performance (frames por segundo) e as coisas não estavam nada bonitas. Tinha um nível quase sem nada, para além de um terreno e o melhor que conseguia obter eram 8 frames por segundo.

Então tratei de pegar no saco de truques de otimização e comecei a testar:
- primeiro simplifiquei os modelos, menos vértices, menos arestas, menos faces, significa mais performance;
- depois alterei os shaders do Unity para mobile;
- como tinha um terreno decidi olhar para as opções deste e encontrei algumas opções interessantes, como:
  - pixel erro;
  - base map distance;
  - detail distance;
- também tenho uma luz (directional light) e alterei:
  - baking para baked;
  - shadows para hard shadows;

No código otimizei:
- concatenação de strings, nunca fazer sem um stringbuilder;
- chamadas a funções, evitar sempre que possível, especialmente na função update;
- substituir algumas funções por simples otimizações como a função Mathf.Abs que substitui por x = (x>=0 ? x : -x)

Depois destas pequenas alterações passei a ter 20 frames por segundo! Nada mau, especialmente tendo em conta que já não tenho um nível vazio.

Ainda existem algumas otimizações ao nível do motor de física, mas ficam para mais tarde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Upgrade do Windows Home para Pro sem formatar

 Há algum tempo que tentava fazer o upgrade do meu Windows 10 da versão Home para a versão Pro, mas chegava sempre a um ponto em que me era solicitado para formatar o sistema e não estava para isso. Finalmente conseguinte seguindo estes passos: - seguinte estes passos  utilizei uma das chaves genéricas para o Windows 10 Pro e fui a Settings > Update & Security > Activation > Change the product key; - após inserir uma das chaves o Windows instala as funcionalidades Pro e pede para reiniciar; - agora tem o Windows Pro mas não está ativado, assim fui ao site urcdkeys  onde comprei uma chave para o Windows Pro por menos de €20; - com essa chave voltei a funcionalidade Change the product key e ativei o Windows; - e pronto, Windows Pro ativado sem formatar ou reinstalar. Importante : eu não tenho nada a ver com o site urcdkeys por isso a vossa experiência pode correr de forma diferente da minha.

Vamos fazer um carro com o Unity 3D

Neste artigo vamos fazer um carro, simples, com o Unity 3D. A ideia é utilizar o motor de física do Unity 3D para simular o comportamento do carro. Os passos a seguir são: [1] - Criar um projeto novo

Tem troco

Para hoje um pequeno programa que dá troco, bem dar não dá mas calcula o troco a dar em função das moedas disponíveis. Neste projeto vamos utilizar o novo Visual Studio 2012. Como era de se esperar vamos iniciar um projeto novo: Agora adicionamos os seguintes elementos:  - um botão para calcular as moedas a dar de troco  - um botão para repor o número de moedas iniciais disponíveis  - uma textbox para introduzir o valor a pagar  - uma textbox para introduzir o valor entregue  - umas labels para informar o utilizador do que deve introduzir e outra para mostrar o troco  - por fim uma grelha para mostrar os valores das moedas e as quantidades disponíveis de cada uma. A janela principal do programa fica assim: Agora o código, primeiro o evento load do formulário, neste vamos definir os valores das moedas e as respetivas quantidades Para guardar estes valores vamos necessitar de uma variável definida ao nível do formulário, logo abaixo da definição da class: Public Class Form1     Public mo